sábado, 19 de março de 2011

Discografia The Doors




The Doors foi uma banda de rock norte-americana formada em 1965. O grupo era composto por Jim Morrison (voz), Ray Manzarek (teclados), Robby Krieger (guitarra) e John Densmore (bateria). A banda ainda recebeu influências de diferentes estilos musicais, como o blues, jazz, flamenco e a bossa nova.

Canções como "Break on Through (To the Other Side)", "Light My Fire", "People Are Strange" ou "Riders on the Storm", aliadas à personalidade e escândalos protagonizados por Jim Morrison, contribuíram de sobremaneira para o aumento da fama do grupo.

Após a dissolução da banda no início da década 70, e especialmente desde a morte de Morrison em 1971, o interesse nas músicas dos Doors tem-se mantido elevado, ultrapassando mesmo por vezes o que o grupo teve enquanto esteve activo. Em todo o mundo, os seus discos e DVDs já venderam mais de 50 milhões de cópias, e continuam a vender cerca de 2 milhões anualmente.


Origens (1965 - 1966)

As origens dos The Doors surgem de um encontro ao acaso entre dois estudantes da escola cinematográfica UCLA, Jim Morrison e Ray Manzarek, em Venice Beach, Califórnia em Julho de 1965. Morrison disse então a Manzarek que andava a escrever canções e, a pedido de Manzarek, cantou "Moonlight Drive". Impressionado pelas letras de Morrison, Manzarek sugeriu que formassem uma banda.

O teclista Ray Manzarek estava numa banda chamada Rick And The Ravens com o seu irmão Rick Manzarek, enquanto Robby Krieger e John Densmore tocavam com os The Psychedelic Rangers e conheciam Manzarek das aulas de yoga e meditação. Em agosto, Densmore juntou-se ao grupo e juntamente com os membros dos Ravens e o baixista Patty Sullivan, gravaram uma demo de seis canções em setembro de 1965. A demo foi bastante pirateada e acabou por surgir completa mais tarde, em 1997, na coletânea dos Doors.

Nesse mesmo mês o grupo recrutou o guitarrista Robby Krieger e o alinhamento final estava formado — Morrison, Manzarek, Krieger e Densmore. A banda retirou o seu nome do título de um livro de Aldous Huxley, "The Doors of Perception", que por seu turno havia sido 'emprestado' do verso de um poema do artista e poeta do século XIX, William Blake: "If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is: infinite" (em pt: Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria como realmente é: infinito).

Os Doors não tinham uma formação comum à maioria dos grupos rock porque não possuíam qualquer baixo quando actuavam ao vivo. Deste modo, Manzarek tocava as secções de baixo com a sua mão esquerda no recentemente inventado Fender Rhodes bass keyboard, uma variação do conhecido piano eléctrico Fender Rhodes, enquanto tocava as partes de teclado com a sua mão direita. Já nos álbuns de estúdio, os Doors usaram diversos baixistas, tais como Jerry Scheff, Doug Lubahn, Harvey Brooks, Kerry Magness, Lonnie Mack, Larry Knechtel, Leroy Vinegar e Ray Neapolitan.

Muitas das canções originais dos Doors eram compostas pelo grupo, com Morrison ou Krieger a contribuirem com a letra e melodia inicial, e os restantes com as sugestões rítmicas e harmónicas ou até secções inteiras (por exemplo, a introdução de Manzarek em "Light My Fire").

Em 1966, o grupo tocava no clube The London Fog, tendo pouco tempo depois passado para o Whisky a Go Go. A 10 de agosto, foram vistos pelo presidente da Elektra Records, Jac Holzman, que se encontrava presente a recomendação do vocalista dos Love, Arthur Lee, que estava ligado à Elektra. Após Holzman e o produtor Paul A. Rothchild verem duas performances da banda no Whisky a Go Go, os Doors assinaram contrato com a Elektra Records a 18 de agosto,tendo marcado aí o início da longa e bem sucedida parceria com Rothchild e o engenheiro de som Bruce Botnick.

A hora foi fortuita, pois a 21 de agosto o clube despediu a banda após tocarem a canção "The End". Num incidente que serviu de presságio para a polémica que seguiria o grupo, um Morrison pedrado recitou a sua própria interpretação do drama grego "Oedipus Rex" no qual o protagonista Oedipus mata o seu pai e faz sexo com a sua mãe. A versão de Morrison consistia em "Father? Yes son? I want to kill you. Mother? I want to fuck you" (em pt: Pai? Sim filho? Eu quero matar-te. Mãe? Eu quero foder-te).


L.A Woman e os últimos dias (1971 - 1972)



Durante a última performance pública dos Doors com o alinhamento original, na "Warehouse" em Nova Orleães, Louisiana, a 12 de Dezembro de 1970, Morrison aparentemente teve um colapso nervoso, tendo deixado cair por várias vezes o microfone ao chão.

De qualquer forma, os Doors recuperaram definitivamente, nesta altura, o estatuto que haviam perdido nos registos anteriores (excepto Morrison Hotel) com L.A. Woman, lançado em Abril de 1971. Apesar da saída de Rothchild da produção, este álbum regressava às origens R&B da banda. Rothchild recusou-se a produzir o novo reportório por o considerar "música cocktail", tendo entregue o trabalho a Botnick. Como resultado desta mudança, os Doors produziram aquele que é considerado um dos seus registos mais históricos. Os singles "Love Her Madly" e "Riders on the Storm" tiveram sucesso nas rádios e nos tops norte-americanos, e ainda hoje em dia passam com regularidade nas programações de rádio.

Em 1971, após a gravação de L.A. Woman, Morrison decidiu parar algum tempo para descansar e partiu para Paris com a namorada, Pamela Courson, a 11 de Março. Ele havia visitado a cidade no Verão anterior e sentia-se confiante em escrever e explorar aquele local.

Em Junho, voltava a ter problemas de álcool. A 16 de Junho, a última gravação conhecida de Morrison foi feita quando ele travou amizade com dois músicos de rua num bar e convidou-os para ir a um estúdio. Os resultados foram lançados em 1994 num "bootleg CD" designado The Lost Paris Tapes.

Morrison morreu em circunstâncias misteriosas a 3 de Julho de 1971. O seu corpo foi encontrado na banheira do seu apartamento. Foi concluído que morreu de ataque cardíaco, embora tenha sido revelado mais tarde que não foi realizada qualquer autópsia antes do corpo de Morrison ter sido enterrado no Cemitério de Père Lachaise a 7 de Julho.

Ainda existem rumores persistentes de que Morrison simulou a sua morte para escapar à fama ou que morreu num clube noturno e o seu corpo foi então levado secretamente para o seu apartamento. Contudo, no seu livro Wonderland Avenue, Danny Sugerman, antigo manager de Morrison, afirma que durante o seu último encontro com Courson, que ocorreu pouco tempo antes de ela morrer de overdose de heroína, esta confessa ter feito Morrison entrar na droga e, por causa dele ter medo de agulhas, foi ela que lhe injectou a dose que o matou.


Pós-Morrison (1972 - 2000)

Os restantes membros dos Doors continuaram durante mais algum tempo a actuar, considerando inicialmente em substituir Morrison com novo vocalista. Chegou-se a afirmar que Iggy Pop era um dos cantores considerados para a possível entrada. No entanto, Krieger e Manzarek ficaram com os vocais, lançando mais dois álbuns, Other Voices e Full Circle, e partiram em mais uma digressão. Ambos os álbuns venderam menos que os registos da era Morrison, e por isso os Doors pararam as actuações e as gravações no final de 1972. O último álbum entrou no território do jazz. Os álbuns só foram relançados em CD na Alemanha e Rússia, num pacote 2 em 1.

O terceiro álbum lançado após a morte de Morrison, An American Prayer, surgiu em 1978. Este consistiu na adição de música às recentemente descobertas gravações de recitação de poesia por parte de Morrison, constituindo assim os primeiros registos a serem lançados postumamente. O álbum foi um sucesso comercial e foi sucedido pelo lançamento de um mini-álbum com material ao vivo inédito.

Em 1979, Francis Ford Coppola, que estudou com Morrison na UCLA, lançou o filme Apocalypse Now, com "The End" a ter destaque na banda sonora. Quatro anos depois, foi lançada uma apresentação ao vivo sob o título de Alive, She Cried.

Em 1991, o realizador Oliver Stone lançou o filme The Doors, com Val Kilmer no papel de Morrison e presenças especiais de Krieger e Densmore. A interpretação de Kilmer e o próprio filme foram bem acolhidos pela crítica, apesar das suas imprecisões. Os membros do grupo criticaram o retrato feito por Stone sobre Morrison, fazendo-o passar por um sociopata descontrolado. O cantor Billy Idol fez uma aparição no filme e gravou uma cover de "L.A. Woman". Em Janeiro de 1993, o grupo foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. Durante a apresentação, contaram com a presença de Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, para cantar "Light My Fire" e "Break on Through".


Reunião (2001 - presente)


Em 2001, Ray Manzarek, John Densmore e Robby Krieger reuniram-se pela primeira vez em mais de vinte e cinco anos para tocar canções dos The Doors como parte da série VH1 Storytellers. A cantar com a banda estiveram vários vocalistas convidados, incluindo Ian Astbury dos The Cult, Scott Stapp dos Creed, Scott Weiland dos Stone Temple Pilots, Perry Farrell dos Jane's Addiction e Travis Meeks dos Days of the New. O espectáculo foi mais tarde lançado no DVD VH1 Storytellers - The Doors (A Celebration).

Em 2002, Manzarek e Krieger voltaram a juntar-se e criaram uma nova versão dos Doors, designada "The Doors of the 21st Century." O alinhamento era liderado por Astbury, com Angelo Barbera da Krieger's Band no baixo. No seu primeiro concerto, o grupo anunciou que o baterista John Densmore não participaria, e mais tarde foi reportado que não podia tocar devido a um problema de tinnitus. Densmore foi inicialmente substituído por Stewart Copeland dos The Police, mas após Copeland partir o braço numa queda de bicicleta, a parceria acabou por mútuo acordo, e entrou Ty Dennis, da Krieger's Band.

Densmore afirmou mais tarde que não tinha sido afinal convidado para fazer parte da reunião. Em Fevereiro de 2003, ele procede a uma acção judicial contra os seus antigos companheiros de banda, para evitar que estes usassem o nome "The Doors of the 21st Century." A sua moção foi recusada em tribunal em maio. Manzarek afirmou publicamente que o convite para Densmore regressar ao grupo mantinha-se firme. Nesta altura, a família de Morrison juntou-se a Densmore na tentativa de evitar que Manzarek e Krieger usassem o nome "The Doors". Em julho de 2005, Densmore e os representantes de Morrison ganharam uma acção judicial permanente, obrigando a nova banda a mudar o nome para "D21C." Actualmente tocam sob a designação Riders on the Storm, em referência à canção da banda com o mesmo nome. Também foram autorizados a actuarem como "antigos membros dos Doors" ou até "membros dos The Doors."

Ray Manzarek afirmou uma vez: "Estamos todos a ficar velhos. Nós devíamos, os três, tocar essas canções porque, ei, o fim está sempre próximo. Morrison era um poeta, e acima de tudo, um poeta quer que as suas palavras sejam ouvidas." No entanto, em 2007, Densmore afirmou que só entraria no grupo, caso o vocalista escolhido fosse "desse nível" de Jim Morrison, como Eddie Vedder dos Pearl Jam.

Quando Jim Morrison foi questionado pelo que é que ele gostava que fosse mais lembrado, respondeu: "As minhas palavras, meu, as minhas palavras." Morrison disse ainda: "Eu gosto de qualquer reacção que possa ter com a minha música. Qualquer coisa que ponha as pessoas a pensar. Eu quero dizer que se conseguires pôr uma sala cheia de gente pedrada e bêbada a reflectir e a pensar, então estás a fazer algo."

Em 2004, a Rolling Stone colocou os Doors  no 41º posto na sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. No ano anterior, já havia considerado os álbuns The Doors, L.A. Woman e Strange Days os 42º, 362º e 407º melhores álbuns de sempre, respectivamente. Já as canções "Light My Fire" e "The End", ambas do primeiro álbum do grupo, foram consideradas, respectivamente, as 35ª e 328ª melhores canções de sempre.

Bastante actividade foi anunciada em 2006 por ocasião do 40º aniversário do álbum homónimo de estreia da banda. Para comemorar a efeméride, saiu mais um box-set com os seis primeiros álbuns de estúdio, o livro "The Doors by The Doors" e foi anunciado o início da produção de um documentário oficial sobre o grupo.

Em 2007, os The Doors foram galardoados, juntamente com os Grateful Dead e Joan Baez, com o Grammy Lifetime Achievement Award nos Grammy Awards de 2007 e, a 28 de Fevereiro, receberam uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood.. Pelo meio, a 16 de Fevereiro, Ian Astbury abandona os Riders on the Storm, para relançar a sua antiga banda The Cult, sendo sustituído por Brett Scallions, antigo vocalista dos Fuel.

A 24 de Julho é lançado um álbum triplo com registos ao vivo de uma actuação dos Doors na Boston Arena a 10 de Abril de 1970.

A popularidade dos Doors hoje em dia é demonstrada pela quantidade de cópias que os seus álbuns continuam a vender.

Em abril de 2010, foi lançado o documentário When You're Strange  de Tom DiCillo, que conta a história da banda, é narrado pelo ator Johnny Depp.



The Doors(1967)
1. Break On Through (To The Other Side)
2. Soul Kitchen
3. The Crystal Ship
4. Twentieth Century Fox
5. Alabama Song (Whisky Bar)
6. Light My Fire
7. Back Door Man
8. I Looked At You
9. End Of The Night
10. Take It As It Comes
11. The End



Strange Days(1967)
1. Strange Days
2. You’re Lost Little Girl
3. Love Me Two Times
4. Unhappy Girl
5. Horse Lattitudes
6. Moonlight Drive
7. People Are Strange
8. My Eyes Have Seen You
9. I Can’t See Your Face In My Mind
10. When the Music’s Over




Waiting for the Sun(1968) 
1. Hello, I Love You
2. Love Street
3. Not To Touch The Earth
4. Summer’s Almost Gone
5. Wintertime Love
6. The Unknown Soldier
7. Spanish Caravan
8. My Wild Love
9. We Could Be So Good Together
10. Yes, the River Knows
11. Five To One
12. Albinoni’s Adagio in G Minor

Bonus Tracks.


13. Not to Touch the Earth” (Dialogue)
14. Not to Touch the Earth” (Take 1)
15. Not to Touch the Earth” (Take 2)
16. Celebration of The Lizard


Live in Hollywood(1968)[Live]
1. Welcome
2. Back Door Man
3. Break On Through (To The Other Side)
4. When The Music Is Over
5. You Make Me Real
6. Universal Mind
7. Touch Me
8. Soul Kitchen
9. Jim Introduces Ray
10. Close To You
11. What Do You Like To Hear?
12. Peace Frog (Instrumental)
13. Blue Sunday
14. Five To One
15. Celebration
16. Light My Fire



The Soft Parade(1969)
1. Tell all the People
2. Touch me
3. Shaman’s blues
4. Do it
5. Easy ride
6. Wild child
7. Runnin’ blue
8. Wishful sinful
9. The soft parade
 


Morrison Hotel(1970)
1. Roadhouse Blues
2. Waiting for the Sun
3. You Make Me Real
4. Peace Frog
5. Blue Sunday
6. Ship of Fools
7. Land Ho!
8. The Spy
9. Queen of the Highway
10. Indian Summer
11. Maggie M’Gill
 
 
 
Absolutely Live (1970)[Live] 
1. House Announcer
2. Who Do You Love
3. Alabama Song
4. Backdoor Man
5. Love Hides
6. Five To One
7. Build Me A Woman
8. When The Music’s Over
9. Close To You
11. Universal Mind
12. Petition The Lord With Prayer
13. Break On Through (To the Other Side) No. 2
14. Lions in the Street
15. Wake Up
16. A Little Game
17. The Hill Dwellers
18. Not to Touch the Earth
19. Names of the Kingdom
20. The Palace of Exile
21. Soul Kitchen



Palace of Exile ( Live At The Isle Of Wigh)(1970)
1. Back Door Man
2. Break On Through
3. When The Music’s Over
4. Ship Of Fools
5. Roadhouse Blues
6. Light Ny Fire
7. The End
 
Senha: muro



L.A. Woman(1971)
1. The Changeling
2. Love Her Madly
3. Been Down So Long
4. Cars Hiss By My Window
5. L.A Woman
6. L’America
7. Hyacinth House
8. Crawling King Snake
9. The WASP
10. Riders on the Storm




Other Voices (1971)
1. In the Eye of the Sun
2. Variety Is the Spice of Life
3. Ships w/Sails
4. Tightrope Ride
5. Down on the Farm
6. I’m Horny, I’m Stoned
7. Wandering Musician
8. Hang On to Your Life
 
 
 
Full Circle (1972)
1. Get up and dance
2. 4 Billion souls
3. Verdilac
4. Hardwood floor
5. Good rockin’
6. The mosquito
7. The piano bird
8. It slipped my mind
9. The Peking King And The New York
 
 
 
 
 
An American Prayer(1978)
1. Awake
2. Ghost Song
3. Dawn’s Highway
4. Newborn Awakening
5. To Come Of Age
6. Black Polished Chrome
7. Latino Chrome
8. Angels And Sailors
9. Stoned Immaculate
10. The Movie
11. Curses, Invocations
12. American Night
13. Roadhouse Blues
14. The World On Fire
15. Lament
16. The Hitchhiker
17. An American Prayer
18. Hour For Magic
19. Freedom Exists
20. A Feast Of Friends
21. Babylon Fading
22. Bird Of Prey
23. The Ghost Song (Extended version)



Alive, She Cried(1983)[Live]
1. Gloria
2. Light My Fire
3. You Make Me Real
4. The WASP
5. Love Me Two Times
6. Little Red Rooster (Willie Dixon)
7. Moonlight Drive




The Best of The Doors(1985)
CD 1.

1. Break on Through
2. Light my Fire
3. The Crystal Ship
4. People are Stranged
5. Strange Days
6. Love me Two Times
7. Alabama Song
8. Five to One
9. Waiting for the Sun
10. Spanish Caravan
11. When the Music’s Over

CD 2.

1. Hello, I Love You
2. Roadhouse Blues
3. L.A. Woman
4. Riders of the Storm
5. Touche me
6. Love her Madly
7. The Unknown Soldier
8. The End


In Concert-1970(1991)[Live]
CD 1. 
1. House Announcer
2. Who Do You Love?
3. Alabama Song
4. Back Door Man
5. Love Hides
6. Five to One
7. Build Me a Woman
8. When the Music’s Over
9. Universal Mind
10. Petition the Lord with Prayer
11. Dead Cats, Dead Rats
12. Break on Through
13. Lions in the Street
14. Wake Up
15. A Little Game
16. The Hill Dwellers
17. Not to Touch the Earth
18. Names of the Kingdom
19. The Palace of Exile
20. Soul Kitchen

CD 2.
 
1. Roadhouse Blues
2. Gloria
3. Light My Fire
4. You Make Me Real
5. Texas Radio & The Big Beat
6. Love Me Two Times
7. Little Red Rooster
8. Moonlight Drive
9. Close To You
10. Unknown Soldier
11. The End



The Missing Tapes(1992)
1. Whiskey, Mystics & Men N.1
2. The Soft Parade Intro N.1
3. Love Me Tender
4. Whyskey, Mystics & Men N.2
5. Love Me Tender
6. Rock Is Dead N.1
7. Me And The Devil Blues
8. Rock Is Dead N.2
9. Queen Of The Magazines
10. Medley:  Pipeline / Rock Is Dead / Rock Me Baby / Mistery Train / Rock Is Dead N.4



Essential Rarities(2000)
1. Hello To The Cities
2. Break On Through
3. Roadhouse Blues
4. Hyacinth House
5. Who Scared You
6. Whiskey, Mystics & Men
7. I Will Never Be Untrue
8. Moonlight Drive
9. Queen Of The Highway
10. Someday Soon
11. Hello, I Love You
12. Orange County Suite
13. The Soft Parade
14. The End
15. Woman Is A Devil




Stoned Inmaculate – A Tribute To The Doors (2000)
1. Break on Through (To the Other Side) – Stone Temple Pilots
2. Riders on the Storm – Creed
3. Light My Fire – Train
4. Peace Frog – Smash Mouth
5. L.A. Woman – Days Of The New
6. Love Me Two Times – Aerosmith
7. Under Waterfall – The Doors
8. Wild Child – The Cult
9. Roadhouse Rap – Jim Morrison
10. Roadhouse Blues – John Lee Hoocker & Jim Morrison
11. Is Everybody In? – William S. Burroughs
12. Hello I Love You – Oleander
13. Touch Me – Ian Astbury
14. Children of Night – Perry Farrell & Exene Cervenka
15. Love Her Madly – Bo Diddley
16. The Cosmic Movie – The Doors
17. The End – Days Of The New



Bright Midnight: Live in America (2001)[Live]
1. Light My Fire
2. Been Down So Long
3. Back Door Man
4. Love Hides
5. Five To One
6. Touch Me
7. The Crystal Ship
8. Break On Through (To The Other Side)
9. Bellowing
10. Roadhouse Blues
11. Alabama Song (Whiskey Bar)
12. Love Me Two Times/Baby Please Don’t Go
13. The End

Um comentário:

  1. me mande a senha para desconpactar the best of doors 1985 - mvpiloto@uem.br

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